Notas importantes sobre este web-site:

www.cirurgiabariatrica.curitiba.br

Este web-site está em construção e otimização!

(41) Em breve

(41) Em breve

Agende sua consulta!

Contacte o Desenvolvedor!

Cirurgia bariátrica

Uso da cirurgia bariátrica é ampliado entre diabéticos no Brasil!

Decisão baixa o limite mínimo de peso para esses pacientes recorrerem à cirurgia, sob a alegação de que isso vai ajudar a controlar o diabetes.

A cirurgia bariátrica não visa só o emagrecimento. Há algum tempo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou seu uso para pacientes que não conseguem controlar o diabetes tipo 2, desde que tenham um índice de massa corporal (IMC) acima de 35, mas estamos falando de casos de casos de obesidade severa.

A novidade? Um parecer da mesma entidade acaba de liberar a técnica para vítimas dessa doença com IMC entre 30 e 34,9, considerados obesos de grau 1. Ou seja, para diabéticos do tipo 2 menos cheinhos.

Antes de entrar na decisão em si e na polêmica por trás dela, convém dar magnitude à mudança com um exemplo. Um indivíduo com níveis de glicose descontrolados de 1,75 metro teria de pesar 107 quilos para chegar àquele limite de 35. Agora que o sarrafo mínimo do IMC baixou para 30, esse mesmo enfermo poderia fazer a cirurgia bariátrica a partir dos 92 quilos.

"Estimamos que 70 a 80% dos diabéticos do tipo 2 têm menos do que 35 no IMC. Nem todos são candidatos para o procedimento, mas o acesso ao tratamento foi ampliado".

Para justificar a mudança, o relatório do CFM reitera que essa operação ajuda, sim, a reduzir as taxas de glicose. Primeiro porque, claro, ela contribui para a perda de peso, uma medida fundamental no manejo do diabetes tipo 2. Segundo porque estimula a produção de substâncias corporais que, no fim das contas, reduzem a resistência à insulina e preservam o pâncreas, o órgão que produz esse hormônio.

Em um parecer que serviu de base para o documento do CFM, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – assim como de outras instituições – escrevem que, segundo trabalhos científicos, o tratamento cirúrgico (cirurgia bariátrica), normaliza a glicemia de diabéticos em 81% das vezes em um período de três anos. Outro artigo associa o procedimento a níveis glicêmicos normais durante ao menos dez anos em 36% dos casos.

Além disso, outros países que já aderiram a essa alteração foram usados de exemplo. A Inglaterra e os Estados Unidos estão entre eles.

OBS: Mas ainda há restricões, consulte seu Médico a respeito.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

Cirurgia Bariatrica bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.

Redes sociais e Link´s externos